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TIRANDO DÚVIDAS SOBRE AS PEÇAS PRODUZIDAS PARA PUBLICIDADE:
Jingle:
Um jingle é uma pequena música com duração definida (ex: 30" / 60"), produzida especialmente para a fixação de uma marca, produto, serviço ou para a apresentação ao público, em rádio, TV, internet, congressos, feiras, etc...
Para se criar um jingle, alguns detalhes devem ser definidos:
1º - A sua duração.
2º - A linguagem ou estilo musical, levando em conta a faixa etária e a região onde vive o seu público alvo.
3º - Onde esta peça será veiculada? Rádio, tv, cinema, internet, carro de som?
Quanto maior informação, melhor será para o processo de criação.
Normalmente uma pesquisa de mercado bem feita, revela todos os dados mais importantes e necessários para este fim.
Spot:
Peça produzida especialmente para o rádio, onde utiliza-se a voz de um locutor(a) para transmitir a informação que você esteja publicando. Algumas peças podem trazer a participação de atores em diálogos específicos para o tema abordado. Também tem uma duração definida. A mais comum é a de 30" que podemos ouvir no rádio diariamente. Este tipo de peça normalmente demanda o uso de trilhas instrumentais especiais e efeitos sonoros desenhados para dar vida às locuções. Utilizam-se também, trilhas instrumentais "de arquivo" ou as chamadas "trilhas brancas", que podem ser adquiridas por prazo determinado em sites específicos. Este tipo de trilha deixa o produtor limitado, uma vez que não se pode alterar muita coisa nelas. Um outro risco que se corre ao utilizar estes fonogramas é o de que seu concorrente pode estar utilizando a mesma trilha. Muitas agencias optam por este tipo de produção pela vantagem do custo final da peça (cerca de 40% mais baixo), mas aconselhamos que sejam sempre criadas trilhas especiais.
Audio para VT:
Produção de audio com criação de trilha (normalmente especial) utilização de efeitos sonoros especiais, tratamento do audio gravado nos sets de filmagens com supressão e filtro de ruídos e assinatura com locuções gravadas em estúdio ou cantadas ( vinhetas ).
Sound Branding:
Trata-se de uma "marca sonora" criada exclusivamente para fazer seu público lembrar de você ou de seu produto, sempre que ouví-la. Muito usada por grandes nomes no cenário da comunicação nacional. Dizem que "os melhores perfumes estão nos menores frascos", não é mesmo? Pois bem, criar uma peça com alguns poucos segundos pode tomar dias de pesquisas e tentativas, um verdadeiro laboratório sensorial. Uma assinatura musical exclusiva pode eternizar uma marca, usando a magia da música na comunicação!
Prazo de veiculação das peças:
Toda publicação de peças de audio deve levar em conta o tempo de exposição (ex: 06 meses), o veículo utilizado (rádio, tv, internet, etc…) e o local (cidade, estado, país) onde a peça será exibida. O valor final de uma obra pode variar de acordo com sua utilização. Na verdade, não se pode "comprar" uma criação musical ou sonora. Comercializa-se apenas sua utilização em determinada mídia, local e em tempo pré-definido. Em outras palavras, o autor cede temporariamente seus direitos para que seu cliente utilize sua criação de acordo com contrato firmado entre as partes. O autor não pode vender seus direitos para terceiros. Veja o que determina a LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Como existem muitos profissionais envolvidos na criação e produção destes materiais, estes detalhes devem ser observados para que nenhum autor ou qualquer profissional seja prejudicado e o cliente não se veja às voltas com a justiça.
Sound-Branding_COPASA [Mr Som Digital Studio]*.mp3
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